segunda-feira, 11 de abril de 2011

Figurino encantado!

Em breve você vai conhecer um reino que parece encantado - cheio de ouro, chapéus e anáguas - e também um sertão nordestino colorido por flores, fitas e bordados. É a novela Cordel Encantado, que começa hoje.
Além da clássica história de aventura e amor, peço atenção especial ao figurino. Incrível! As roupas usadas pelos personagens de qualquer produção ficcional exercem um papel muito importante. Trata-se da primeira impressão que o espectador tem do personagem. Antes de analisar as falas e o próprio comportamento, nós vemos e interpretamos o figurino (muitas vezes inconscientemente). Não se trata apenas de mais um componente do cenário: é ele que vai identificar aspectos importantes na narrativa, como a época, o local e o tipo de história que está sendo contada. Podemos dizer que o figurino é um conjunto de sinais, em que uma peça do vestuário muitas vezes ocupa papel decisivo na ação. Está a serviço da narrativa e ajuda a definir traços dos personagens.
            Em Cordel Encantado, Karla Monteiro e Marie Salles, responsáveis pelo figurino, prometem produções incríveis. Bordados, tecidos e acessórios da Família Real de Seráfia vão trazer glamour e sofisticação. A equipe da Globo trouxe cerca de 65 malas direto da França só com acessórios! Além disso, bordadeiras foram contratadas para elaborar as sofisticadas peças. Saias, anáguas, meias, corpetes: inspiração vinda da França!


Do lado de cá, no sertão brasileiro, muita coisa bonita também. Vestimentas simples, de tecidos leves, mas com bordados maravilhosos. Dos trajes dos bravos cangaceiros até o vestido delicado da donzela, preciosismo e beleza. Simplicidade encantada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...