segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um pé nas nuvens, outro pé noutro lugar...


Viagem faz a gente ficar mais atento às coisas pequenas. Detalhes. Gente tomando sorvete na praça. Estandarte na porta de casa. Música na rua. Flor no jardim.

Há alguns dias fui a Tiradentes. Inspiração por toda parte. Chegamos e fomos direto ao vilarejo chamado Bichinho. Verdadeiro baú de preciosidades! Casinhas simples, namoradeiras na janela. A igreja, a escola e as lojinhas. Muitas lojinhas. Criatividade e simplicidade em cada parada.

Lá, visitamos a Oficina de Agosto. Lugar incrível, em que se pode ver as criações do artista Antônio Carlos Bech, o Toti, e de mais 50 artesãos. Toti nasceu em São Paulo, trabalhou com antiquários, estudou pintura na Itália. Até que resolveu largar tudo e criar seu ateliê em Bichinho. Sincretismo puro: imagens de santos, referências budistas, arte circense. Tem lugar pra tudo na Oficina de Agosto! Com sucatas de ferro, lata e madeira de demolição, o artista cria um cenário mágico. Vale a pena conhecer.

As preciosidades da Oficina de Agosto
De volta a Tiradentes, aos pés da Serra de São José, o clima é de tranqüilidade. As igrejas, sempre esplêndidas, são uma verdadeira explosão de idéias: cada altar, cada imagem, cada parede. Ó Deus salve o oratório!

Da janela lateral...
Em cada loja, uma surpresa: madeira, pano, lata, papel. Qualquer material, principalmente sucata, serve para dar vida a objetos. Além de produtos, as lojas oferecem um papo agradável, conversa simples. Artesanato, prosa, gente, céu limpo, ar puro. Tudo é divino maravilhoso!

Quanto menor a casinha, mais sincero o bom dia


À noite, música em cada canto: concerto de cravo na igreja, roda de violeiros na praça, seresteiros na esquina. Um carro preto passa apressado, com o som alto. A música – grata surpresa! – era O Trem Azul. Já viu isso?

Aguardem! Em breve, novidades aqui inspiradas pela viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...