terça-feira, 20 de setembro de 2011

Surrealismo para usar

Todas as misturas possíveis entre pintura, arte, moda, luxo. Tudo com um toque surreal

A ideia básica do Surrealismo é buscar a expressão do funcionamento da mente, sem a interferência da razão. O papel do inconsciente na atividade criativa é crucial. Os principais pilares desse movimento de vanguarda apareceram no início da década de 1920, mais especificamente em 1924, com a elaboração do “Manifesto Surrealista”, criado pelo escritor André Breton. 

Além de Breton, podemos citar outros artistas envolvidos: Luis Buñuel no cinema, Elsa Schiaparelli na moda (já falamos dela aqui!), René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas. No post de hoje, Dali ganha espaço especial =)


Isso porque sua criatividade e obra são imensas. Não havia limites nem padrões a serem seguidos. Não há quem não conheça ao menos uma de suas peças que ao mesmo tempo levantam questionamentos e nos levam para longe do óbvio compreensível. E tem coisa mais legal do que fugir do óbvio? Mas... você conhece as obras de Dali aplicadas à moda?

Durante muito tempo, a arte apenas retratou a moda. Foi a partir do século XX que a coisa se inverteu: a arte apropriou-se da moda, para expressar suas ideias. A roupa passou a funcionar como suporte para a manifestação artística. É a própria roupa carregando ideologia. E com Dalí, no surrealismo, não foi diferente.

As jóias de Dali são, ao mesmo tempo, divertidas, inusitadas, sofisticadas. E cumprem exatamente a premissa básica: nos levam para bem longe do mundo real.



Uma das obras mais famosas é “The Royal Heart”. Feita de ouro, incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas. Dá para falar que existe algum outro coração mais real que esse?



A marca Lancel também se inspirou no nonsense do artista e trouxe para as suas bolsas os desenhos de um alfabeto criado por ele, o Daligramme. Criadas em 1970, as bolsas eram feitas em couro e tinham uma corrente de bicicleta como alça. Minuciosamente elaborados, os desenhos são mesmo uma obra de arte, agregando ainda mais valor ao luxo. Após 40 anos, a marca lançou uma releitura clássica e elegante:



Pra fechar, o comentário apropriado do próprio artista: “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final”. (é ou não é um conceito totalmente aliado à ideia de moda?)


3 comentários:

  1. Q peças maravilhosas. Mas as obras do Dali são incríveis e inspiradoras mesmo. Vc como sempre tem posts surpreendentes.
    Bjo grande

    www.diariodequase30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo que você gostou, Anne ;)
    Buscar as inspirações certas é sempre fundamental!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que isso!!
    As peças surrealistas nos fazem pensar, refletir... o que nos sugere abandonar o normal e ver um mundo mais diferente!!
    Adorei!!
    Fiquei enlouquecida com o cordão desenhado por Dali.
    Bjokinhas

    http://punkedchild.blogspot.com/
    @raquel_bellosi

    http://punkedchild.blogspot.com/
    @raquel_bellosi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...