quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A seus pés

Já reparou onde você está pisando? ;)


Nas igrejas, nas casas e até no meio da rua. Nos chãos, nas paredes, nas colunas. Em qualquer lugar, esteja atento: desenhos se formam e são verdadeiras fontes de inspiração.

Já faz tempo que essa é uma mania minha. Nas viagens ou nas visitas a lugares em que nunca estive, nada melhor do que poder tirar fotos e registrar os desenhos. Diz que não pode sair coisa boa daí?
Em Curitiba, na Ópera de Paris, em Tiradentes, em Juiz de Fora. Em qualquer lugar!


A origem
Pesquisando um pouco, já deu pra entender essa paixão. O ladrilho hidráulico teve origem nos antigos mosaicos do Império Bizantino, que é uma das minhas civilizações preferidas no que diz respeito à ornamentação. Cores, combinações, disposição. Tudo em sintonia, tudo suntuoso. Depois, os muçulmanos aproveitaram esses conhecimentos para suas obras arquitetônicas, espalhando a arte. Em toda a Europa, os ladrilhos foram muito utilizados para revestir paredes e pisos dos castelos, principalmente durante o período vitoriano.

Vieram para o Brasil através dos colonizadores portugueses, franceses e belgas. E foram os italianos que mais ajudaram a difundir a técnica. Até hoje, o processo guarda traços de uma produção quase artesanal, estando a beleza do produto final condicionada à habilidade do artesão. Massa, pigmentos e moldes feitos cuidadosamente ;) [o Gato adora!]

Olha como é incrível o processo!

Para decorar
Um clima nostálgico, pra deixar a casa com cara de fazenda do início do século passado ou então resgatar o ar modernista dos anos 1950. Que tal pensar em uma parede colorida coordenada com outras lisas e neutras, pra quebrar a monotonia?


Para usar ♥
Mas nem só de cimento se fazem essas graças. Trata-se de uma bela inspiração para estampas, hein?

A blogueira Alice Ferraz e sua saia com estampa inspirada nos azulejos portugueses


Ronaldo Fraga também já se apropriou do tema, para a coleção de inverno de 2011. O estilista se inspirou no trabalho do famoso azulejista de Oscar Niemeyer: “Brasília é uma galeria a céu aberto de Athos Bulcão”, afirma Ronaldo. Na coleção “Athos do início ao fim”, muitas peças com dobraduras ou pequenos recortes e as cores alegres dos azulejos: azul e laranja.




...Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores!


2 comentários:

  1. Essas formas e cores sempre me chamaram a atenção, principalmente em decorações. Ainda quero uma parede assim. Lindos!

    ResponderExcluir
  2. Oi quelida os pisos são lindos e muitos são da minha infãncia, me levaram até ela olhando...

    Já para as estampas de roupas não curto muito, pq gosto de roupas mais lisas.
    Bom domingo
    Beijos ocloridos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...