quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

La elegancia del dibujo - Crónica de Paris

Com um título desses, dá pra não ficar curioso?



Pois bem. Talvez você esteja de férias, dando bobeira pela Europa. Ou não. Se não, vale a pena ler este post mesmo assim, pra conhecer um pouco mais sobre um importante pintor, cartelista, figurinista, ilustrador e tudo mais que um criativo pode ser. O nome dele é Carlos Sáenz de Tejada e a exposição está acontecendo em Madri =) 

Foto: Diego Casanova

A dica e as fotos vieram do nosso correspondente internacional e grande amigo, Diego Casanova =) Até o dia 26 de fevereiro, a exposição, que está em cartaz no Museo ABC, traz um grande presente para os amantes da moda: são mais de 300 ilustrações do artista, que retratam, principalmente, os momentos que viveu em Paris. O ABC é um dos jornais mais antigos da Espanha. Durante a década de 1930, Carlos trabalhava para o jornal e para a revista semanal Blanco y Negro, onde representava o que via nos desfiles de Worth, Patou, Callot Soeurs... pouca coisa, né? Ele também enviou seus trabalhos para outras importantes publicações, como a Vogue e a Harper’s Bazaar. Assim, retratou um importante momento, em que a mulher começava a assumir um novo papel e em que as principais influências vem de personalidades fortes, como Coco Chanel e Elsa Schiaparelli (Elsa ta bombando aqui no blog essa semana, hein?).  

“A moda era uma extensão da vida de Sáenz e isso se reflete em suas ilustrações. São cenas quase cinematográficas, no que diz respeito à ambientação, poses, decoração, que vão além da própria indumentária”, explica a diretora do museu, Inmaculada Corcho.

Junto com as ilustrações, anotações do artista, que enriquecem ainda mais o acervo
Fotos: Diego Casanova

Depois da década de 1920 – os Anos Loucos –, a década de 1930 emerge como um resgate à feminilidade. Trata-se de um novo momento para a mulher, que está trabalhando e busca conquistar seu lugar ao sol – com o perdão do trocadilho: além das novas responsabilidades no trabalho e no lar, começam os banho de sol frequentes. Os vestidos voltam a ter grandes comprimentos e a sensualidade está nas costas: grandes decotes valorizam e chamam a atenção. Após a crise de 1929, a moda toma para si a responsabilidade de encantar e resgatar os sonhos. Luxo, glamour e sofisticação brilhantemente ilustrados pelo artista, né gente?

Repare na precisão dos detalhes! Retrato de uma época, hein?
Fotos: divulgação

Durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos acabou se juntando aos partidários do General Franco. É possível que sua obra tenha sido ocultada após este fato. O regime se apropriou do estilo do artista e o tornou grande porta-voz das ideias totalitárias. No entanto, durante a década de 1940, ele se afastou, acreditando que o regime não valorizava, de fato, o seu trabalho. Morreu em 1958, em Madri.






Diz que não dá vontade de sair correndo pra Europa?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...