quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mergulhando no túnel do tempo

Vintage é chic!

Já ficou bastante claro que a gente adora embarcar numa viagem ao passado e depois, de volta para o futuro, colocar pitadas de modernidade, né? Assim, é possível criar um estilo próprio, valendo-se da ideia de que a moda é helicoidal: sempre volta, mas tem o “ar de seu tempo”. Lembra do nosso post Past is beautiful?  Pois é, vambora buscar coisa boa no que parecia não servir mais! Afinal, quem disse que o passado já passou?

Estamos vivendo um momento em que a tendência retrô emerge, aparecendo tanto nas roupas e acessórios quanto em publicidades, design gráfico e filmes. “O Artista” está aí para ilustrar, não é verdade? Existe um certo ar de saudosismo daquilo que a gente nem viveu, um charme, uma ilusão de que tudo era mais bonito.



Para entrar no clima, entre no brechó!

Alô, alô? Ainda existe algum rastro de preconceito com brechós aí, minha gente? Pelo amor de Deus, né? Brechó é vida hehehe! No entanto, alguns cuidados são importantes: dê uma boa conferida nas peças, veja se a qualidade realmente é boa. O que vale mais a pena, sem dúvida, são as peças estampadas, os casacos estilosos, as bolsas que parecem carregar o ar de outros tempos. O mais interessante no brechó é que não há padronização. Ali estão coisas diferentes e exclusivas: o importante é saber compor. Se é pra comprar coisa básica, fuja! Melhor mesmo é loja de departamento...

O vídeo abaixo, do Ser Sustentável com Estilo, discute essas questões de forma leve e completa, nos levando a pensar na sustentabilidade na idealização, na produção e no consumo!



Uma dica de brechó incrível é o Minha avó tinha, que reúne verdadeiras preciosidades. No Rio de Janeiro, citamos o Mercado das Pulgas, o Só Traças, o Bello Brechó, o Catherine Labouré. Em Belo Horizonte, existe o Brilhantina Brechó que também é bem bacana ;) E para quem mora em Juiz de Fora, segue uma lista quente de lugares que podem fazer você descobrir outros tesouros:

Brechó Rosa Chique - Rua São Mateus, 208 | fone: 3215-2339
Brechó Maria Chic - Rua Severiano Sarmento, no Alto dos Passos.
Braz Shopping, segundo piso | fone: 9903 1354
● Fuxico Bazar - Galeria Pio X, 3º andar (esse é muito incrível, gente! Na semana passada, encontrei um óculos Valentino lá O.o)

Vocês conhecem outros bacanas? Conta pra gente!

Customizar: “nada se cria, tudo se transforma"

Aquela calça velha, aquela camisa que não serve mais.... O que fazer? Bem, a calça pode virar um short estiloso, com tachinhas pregadas. E a camisa? Que tal fazer uma gola? A customização é fonte inesgotável de criação. Perca o medo e invista na ousadia!




E se você acha que está precisando comprar menos e melhor, separamos um post do Oficina de Estilo que dá dicas muito bacanas, é só clicar aqui. O fato é que precisamos reaprender a pensar a moda, as roupas, o próprio consumo. Ao invés de uma busca exagerada por novidades, você pode - e deve - buscar fontes alternativas ;)


Para ler todos os posts desse especial, clique em:
1) A gênese do processo
2) A importância de buscar as fontes certas
4) Novos usos para velhos conhecidos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...