quinta-feira, 17 de maio de 2012

Iris Apfel: estilo autêntico


Mosaico de referências, combinadas com muito estilo ;)

Minha mãe era uma pessoa muito chic, que sempre me dizia que não importa 
se temos apenas um vestido preto básico desde que o usemos com os 
colares e as pulseiras corretos.Podemos transformar a mesma peça 
em inúmeros looks, sem nunca nos repetir, se acertarmos essa matemática
Iris Apfel, designer, 90 anos.


No post de hoje a gente fala sobre um verdadeiro ícone fashion: Iris Apfel. Ultimamente a figura dessa simpática senhora vem sendo bastante divulgada em função de uma campanha que ela fez para a MAC. A gente logo avisa: esse post é muito mais visual do que propriamente de leitura. Cada foto de Iris merece uma atenção especial, um olhar calmo e cuidadoso que percorre todos os detalhes. Preste atenção em cada acessório, suas cores, seus materiais, seu formato. Depois observe o conjunto. É impressionante como ela tem uma capacidade apurada de combinação. Um estilo e uma personalidade que despertam admiração.



Um pouco da história

No auge de seus 90 anos de idade, Iris ainda tem muito o que influenciar no mundo da moda: seja nas primeiras filas dos grandes desfiles, seja em sua área de atuação há longo tempo, que é a decoração de interiores. Parece incrível dizer que durante a maior parte de sua vida, a designer nova-iorquina esteve fora dos holofotes fashion.

No ano de 1948, Íris casou-se com Carl Apfel, com quem vive até hoje. Dois anos após o casamento, o casal fundou a Old World Weavers, renomada empresa de tecidos de decoração e de reprodução de padronagens antigas que teve grandes clientes, como Greta Garbo e Estée Lauder. Para se ter uma ideia, eles decoraram a Casa Branca para Trumam, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e por último, Clinton! Três décadas depois, o casal vendeu a tecelagem, mas continuaram trabalhando como consultores.
Olha ela com o marido!

A decoração do apartamento de Iris =]

Em função das viagens pelo mundo, Íris desenvolveu um olhar aguçado para os acessórios. Europa, África, Oriente Médio e Ásia a inspiraram, despertando sempre o interesse sobre culturas e estilos diferentes. Sem se preocupar com padrões, a designer mistura, embaralha e subverte os códigos da moda, surpreendendo ao apresentar-se com peças de alta-costura complementadas por outras compradas em brechós e bazares da Turquia, Tunísia, Marrocos e pontos remotos do planeta. Para ela, vestir-se tornou-se uma arte divertida.


Ela já ganhou exposição com suas peças e em breve vem por aí um documentário sobre a vida da designer. Além de lançar a coleção de maquiagem da MAC, já motivou estampas de Ralph Lauren, inspirou Jimmy Choo, possui uma linha de jóias com a HSN, fechou parceria com a marca de óculos “Eyebobs”! Muita coisa, né?

Exposição cheia de inspiração

A idade que chega

Iris ganhou espaço sob os holofotes na última década graças a sua autenticidade e ao seu inconfundível estilo colorido. Atrás dos seus grandes óculos redondos, sua marca registrada, um rosto com menos maquiagem. “Eu usava – quando era mais nova – maquiagem bem, bem pesada nos olhos e lábios muito vibrantes. Agora que estou mais velha, não maquio mais os meus olhos porque quando você é mais velha, suas pálpebras enrugam. Se você usa azul ou verde, e não é uma expert, acaba parecendo uma tartaruga”. =) Íris defende sempre a ideia de que é preciso assumir a idade que tem e não tentar parecer mais nova. Bacana, né?

Ela diz ainda que não gosta de tendências, gosta de tradição. “Estou fazendo o mesmo e gostando das mesmas coisas. Claro, dizer que eu não mudo faz com que eu soe estúpida. Você vai mudando com o tempo. Quer dizer, você cresce – mas a minha sensibilidade básica é a mesma”. Bom humor, criatividade e ousadia: precisa de mais alguma coisa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...