terça-feira, 27 de setembro de 2011

Across the universe #blogagemcoletiva

... porque “navegar é preciso. Viver não é preciso”

Quando Fernando Pessoa escreveu isso, traçou inúmeras possibilidades. Além de exaltar a necessidade de lançar-se sobre o desconhecido, ressaltava também a própria imprecisão da vida. Enquanto uma viagem possui rotas e distâncias calculadas, a vida se apresenta repleta de caminhos tortos, meia-voltas e recomeços. E nesse caminho, até que ponto uma viagem pode mudar a sua vida?

Pensando sobre "Mitos e verdades sobre intercâmbio", a gente chega a algumas conclusões. Ok, ok. Em uma viagem você conhece pontos turísticos, come coisas exóticas, conhece gente diferente. Mas o que você traz na bagagem além de souvenirs e milhares de fotografias? Que tal um novo ponto de vista?



Uma viagem no mundo da moda
Londres, elegante e luxuosa. Paris, berço da moda e dos mais requintados produtos da Alta Costura. Madri, Milão, Japão, New York. Pra onde ir quando se trata de moda? Difícil selecionar, todas essas cidades vão te dar “pano pra manga” quando o assunto é pesquisar, observar, viver a moda. Pensando nisso, a gente separou algumas dicas bem legais pra vocês, em Paris \o/



A Cidade Luz reúne o que há de mais belo, sofisticado e luxuoso. Além da arquitetura e dos museus incríveis, né? Paris vale a pena pelo clima, pela paisagem, pelas comidas. E prestem atenção! Somente em Paris você pode conhecer marcas que verdadeiramente são da Alta Costura.

Criada em 1910, a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, reúne somente o luxo do luxo. O termo Alta Costura é patenteado e, ao contrário do que a gente vê por aí, só pode ser empregado quando relacionado às marcas associadas e que seguem a uma série de critérios bastante rígidos.  

Um desses critérios é estar localizada no “Triângulo de ouro”: região que abrange a Avenue Montaigne, Avenue Marceau e Avenue Champs Elysées. Em 1946, havia mais de 100 grifes compondo esse seleto grupo. Hoje, são apenas 12 casas oficiais, 4 estrangeiras e 8 convidadas. Entre elas, estão: Adeline André, Anne Valérie Hash, Atelier Gustavo Lins (o único brasileiro da lista), Chanel, Christian Dior, Christophe Josse, Franck Sorbier, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Maurizio Galante, Stéphane Rolland – os oficiais.

E pasmem: atualmente, apenas 200 mulheres no mundo são consideradas clientes, com hábito de compra! Princesas árabes, gente chique da China e dos Estados Unidos. Estando em Paris é puro glamour visitar essas lojas, hein?

Chanel e Dior são paradas obrigatórias sempre. Mas vale também Galerie Lafayette e Printemps, pela mistura e variedade. E, claro, não dá pra deixar de lado: Museu de Moda do Louvre, Museu D’Orsay (com o trabalho dos impressionistas) e o Centre Georges Pompidou (com arte moderna!). 

Ver Monalisa, A Fonte de Duchamp, As Bailarinas de Degas, as pinturas de Monet. Cada segundo, cada olhar, cada sensação vale a pena em uma viagem. Mas... sabe o que é mais legal mesmo? Mudar o seu foco. Fazer você perceber que, estando aí mesmo, na sua cidade, um novo mundo ou apenas um novo detalhe - que já faz toda a diferença - podem ser descoberto a cada dia. 



... é isso que você traz de mais importante na bagagem.

Não são apenas fotos... são lembranças vivas \o/










4 comentários:

  1. que post lindo Alice
    ameei a maneira como vc retratou o q uma viagem pode realmente nos trazer
    e não sabia dessas 200 clientes de alto alto alto luxo. gente que poder né?

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como falar de Paris sem se apaixonar ainda mais, né? <3

    E a Alta Costura é isso aí, tem cada regra rígida que a gente nem imagina. E o que mais gosto é a essência: puro artesanato!

    Beijooos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...