quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desconstruir para construir o novo

Lembra daquele papo de desacostumar o olhar e pensar 
em novos usos para velhos conhecidos? ;)

A frase passada já foi inclusive título de post aqui no blog. Esse deve ser um assunto recorrente, já que o legal da criatividade é sempre poder olhar o mundo buscando novos sentidos e significados. Tal postura alarga os horizontes e amplia as possibilidades. Então que tal olhar de novo pra essa bolsinha de grampos de cabelo que tem aí no seu banheiro?

A possibilidade veio quando vi uma professora minha do curso de especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte da UFJF usando um certo cordão... Um cordão que me intrigou e me fez ficar a aula toda pensando: aquilo ali são grampos? Depois da aula fui lá, tirar a dúvida. E realmente eram. Dá só uma olhada:


Foi quando a professora explicou que aquela era uma réplica da criação de Anni Albers... 

Veio da Bauhaus!
Anni Albers nasceu em Berlim em 1899. Desde a infância, o mundo das artes já a atraía. Foi em 1922 que ela decidiu entrar para a Bauhaus, passou a interessar-se por tecelagem e conheceu o homem que se tornaria seu marido, Josef Albers. Os dois viajaram muito pelo mundo, através da Itália, Espanha, Canárias, México.

Mas o que nos interessa especificamente neste post foi a produção de Anni durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época ela criou uma série de acessórios feitos com objetos comuns como rolhas, arame, tiras de tecido, ralos, clips, grampos de cabelo. O objetivo dessas obras era burlar as limitações materiais impostas pela Guerra, transformando objetos cotidianos em peças elegantes e cheias de estilo. O que importa aqui não é a complexidade (ou a ausência dela) na concepção de cada acessório. O que importa é o conceito, a mensagem passada. O deslocamento do olhar, na medida em que a artista nos convida à descontrução como forma de explorar a criatividade. O conceito do improviso ;)



Você também pode ter
Pois então agora vem o convite, baseado na inspiração que veio de Anni Albers. Que tal um cordão de grampos também? O interessante nesse caso é explorar cores e combinações. Você pode usar o dourado (para cabelos claros) ou o preto (para os escuros). Pode combinar os dois. E mais do que isso, você pode explorar as cores! Que tal pintar esses grampos com esmalte e criar sua própria combinação?


Nós já fizemos dois modelos: o dourado e esse em tons de vermelho. Convidamos vocês a fazerem suas próprias experiências, colocando a mão na massa! Mas quem não quiser arriscar, corre pro email e pede um feito pelo Gato da Alice! \o/\o/\o/ ogatodaalice.vendas@gmail.com

cordão | R$ 15,00

cordão | R$ 20,00

Usando em plena NY! ;)


4 comentários:

  1. Alice!
    Adorei esse post! Tanto que me inspirou a fazer este aqui (http://talitascoralick.blogspot.com.br/2013/03/sobre-criatividade-e-novas.html) falando um pouquinho do seu trabalho e dessa artista que até então não conhecia.
    Espero que goste!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita!

      Que bom saber que você gostou do post! Adorei seu texto também, obrigada pela indicação do blog!

      Beijão,

      Alice

      Excluir
  2. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...