sábado, 31 de agosto de 2013

31.08. Dia do Blog

Uma pausa pra reflexão

O dia 31/08 foi escolhido para ser o Dia do Blog por causa de uma brincadeira: os caracteres da data lembravam a palavra “blog”. Captou? Hehe Atualmente existem tantos tipos de blogs que a gente pode até se perder se começar a enumerar. Blogs sobre comunicação, artes, eventos, marketing, decoração, moda, culinária... Alguns seguem o padrão de diário, outros tem caráter informativo. E o que une tudo isso é uma linguagem descontraída, numa tentativa de passar ao leitor uma visão mais subjetiva.

Talvez seja bobeira supervalorizar datas assim, mas pode ser um momento oportuno para uma pausa, uma reflexão. Com formação em jornalismo, me acostumei a evitar a todo custo uma visão parcial, relatando os fatos sob a minha ótica. Mas aos poucos a gente percebe que a simples escolha dos recortes a se fazer, a ordem em que se apresentam os fatos, as fontes consultadas já são detalhes cruciais, através dos quais se imprime a sua visão dos fatos.

Eu nunca tinha pensado em ter um blog. Ainda mais na área de moda. Entre tantos “looks do dia”, “peças-desejo”, “tendências” pode ser difícil trazer para a cena algo que se destaque. Mas justamente por isso... por que não tentar? Conteúdo é algo inesgotável, basta escolher diferentes óticas e também diferentes fontes para criar a possibilidade de trazer algo novo, que vá agregar conhecimento ao seu leitor.

O Gato veio crescendo em minha vida e a vontade de fazê-lo ser conhecido por mais gente acabou falando alto. E a vontade de ter um espaço para tratar de temas relacionados à área de atuação – moda - sob os mais diversos prismas também veio junto. É justamente aí que se conectam as diversas funcionalidades de se ter um blog: você ganha voz, ganha espaço para expor informação, opinião e trabalho. Mas será que é fácil manter tudo isso?

Não, nada fácil. A responsabilidade que se tem ao assumir o compromisso de publicar conteúdo na Internet é muito maior do que se pensa. Há também a insegurança que pode existir ao expor seu trabalho, suas criações. Torná-las públicas sempre dá um frio na barriga!

Mas vale a pena. Desde abril de 2011 estamos aqui, firmes e fortes, compartilhando inspirações, conteúdo, informação. Compartilhando sonhos. A outra parte tão legal de se ter um blog vem justamente daí: a possibilidade do encontro, da troca, do compartilhamento.

Muito mais do que expor tendências fashion, o blog deve criar um universo de referências para seus leitores. Deve buscar aquilo que é novo, diferente, criativo e trazer tudo isso para a realidade de quem o lê. É assim que se faz diferença em meio a tanto conteúdo. E é isso que a gente tenta fazer, a cada dia. O que só é possível tendo vocês por perto, interagindo, dando dicas, sugestões e ajudando a criar esse universo. Cada vez mais, me sinto feliz e agradecida por essa oportunidade de troca. Sejam sempre bem vindos a esse espaço e... vamos em frente porque tem muito post por vir ainda! ;)


Alice Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...