terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Exposição Thanara Schönardie: Meu Pedacinho de Chão

Há alguns dias, tivemos a oportunidade de visitar a exposição “Meu Pedacinho de Chão” e achamos simplesmente incrível! Poder ver de perto a rica mistura de materiais, influências, estilos e criação foi uma experiência muito bacana.

A exposição reúne as obras da figurinista Thanara Shönardie que fizeram tanto sucesso na novela “Meu Pedacinho de Chão” da TV Globo. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, até março. Essa foi a terceira vez que o figurino saiu do Projac para ser exposto ao público! Com produção de Jorge Farjalla, são expostas 42 peças, entre eles roupas de Madame Catarina (Juliana Paes), Coronel Epa (Osmar Prado), professora Juliana (Bruna Linzmeyer), Zelão (Irandhir Santos), Ferdinando (Johnny Massaro) e Gina (Paula Barbosa).

O mais bacana da criação deste figurino é o processo de ressignificação tão rico que existe. Materiais simples do dia-a-dia são trabalhados e combinados em outro contexto, gerando belíssimas peças, cuja riqueza de detalhes pode ter passado despercebida em alguns momentos da exibição da novela. E tal característica vai desde o cenário até o figurino de cada personagem.

Saias feitas de plástico, tecidos costurados em fios de anzol. Um tapete de banheiro virou colete e canudinhos, ombreiras. Lindas cartolas femininas foram recriadas com pentes espanhóis e as masculinas com papeis de bala. Assim, látex, canudos, bijuterias, rendas, retalhos, talheres de plástico e até pedaços de brinquedo ganharam vida e transformaram-se diante de nossos olhos.

Todo esse preciosismo é fundamental para que o espectador entre de vez no clima mágico. É verdade que de alguma forma ainda encontramos certo tipo de rejeição: pessoas comentando que aquilo tudo é surreal demais, impossível de acontecer... Mas é para ser exatamente assim: tão doce, tão mágico, tão encantador, que te leva para outro universo, sem as referências clássicas e os padrões predefinidos. Se a teledramaturgia tem o poder de nos tirar da realidade por alguns instantes, que seja para nos levar a um lugar lindo!

Foto: divulgação
Foto: divulgação | O colete de Zelão, feito com diversos tipos de plástico e canudinhos!

A nova realidade criada através deste trabalho teve como inspiração referências bibliográficas e de literatura. A equipe buscou recriar um mundo da imaginação e da fantasia, transformando o óbvio em magia. Talvez seja justamente por isso que é tão difícil não ficar encantado com as peças deste figurino! Veja os detalhes que mais gostamos e não perca a chance de visitar!

Foto: divulgação | Plástico, tecidos e aviamentos se misturam!

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Dá vontade de ficar horas apreciando cada detalhe...


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação











Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação | São brincos ou são peças preciosas?

Foto: divulgação | As cartolas femininas feitas com pentes espanhóis

Os sapatos, que mais pareciam ter saído de uma confeitaria (A Maria Antonieta de Sophia Copolla ia amar!)



Pode querer uma pra colocar na estante e enfeitar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...